O GeoSampa é uma das plataformas open source mais completas e fáceis de fazer download de dados.
A partir dessa plataforma, é possível fazer o cruzamento de várias informações, e, para este post foram selecionados os dados de densidade habitacional do IBGE 2022 e a oferta de equipamentos de transporte público: estações de metrô, trem e terminais de ônibus.
O resultado foi o mapa a seguir:

Nesse mapa é possível verificar que nos setores censitários com maior densidade demográfica (acima de 150 habitantes por hectare) há pouca oferta dos três modais, sendo grande parte da alta densidade sem oferta de estações de metrô, trem ou terminais de ônibus em um raio de 1km.
Para chegar entender melhor os resultados desse mapa síntese, foram elaborados outros dois mapas com os dados que deram origem a ele.
O primeiro sobre a mobilidade em São Paulo:

O segundo com informação de densidade habitacional a partir de dados do Censo IBGE 2022:

No passo-a-passo a seguir vamos exibir algumas etapas para a elaboração dos três mapas apresentados, no final do post veja o vídeo tutorial.
Quer sair do zero e elaborar mapas completos e complexos, com dados e informações organizadas e legíveis em um curso de apenas 6h?
Vá até a página bases de dados aqui da Qualimapas e procure o link do GeoSampa, ao carregar o portal procure pelo ícone no formato do município com um seta para baixo na barra de ferramentas no lado esquerdo. Ao clicar selecione o tema e a camada para download, prefira sempre o formato GPKG – Geopackage:

Os dados utilizados nesse tutorial foram:
. Terminais de ônibus
. Estações de trem
. Estações de metrô
. Distritos (limites administrativos)
. Densidade demográfica 2022 (população)

Para o mapa de mobilidade, execute a ferramenta buffer com a distância de 1000m ou 1km de cada ponto, deixando a opção merge selecionada.
Confira esse post para passo-a-passo da ferramenta buffer:
Raio de influência (buffer) no QGIS
O resultado será o seguinte:

A próxima tarefa é criar uma grade de hexágonos e fazer seleções por localização de cada um dos modais.
Confira esse post para relembrar a criação da grade:
https://qualimapas.com/index.php/2023/07/15/mapa-hexagonal-censo-ibge-2022/
O resultado deve ser o seguinte:

A grade irá permitir a criação de um ID específico para cada hexágono e dessa forma torna possível a agregação de valores pelas colunas a partir do mesmo ID.
O próximo passo é a edição de cada tabela adicionando uma coluna com o valor em texto do modal correspondente e após isso a configuração de uniões de tabelas, o resultado deve ser esse:

Para representação final do mapa, foram selecionados apenas os hexágonos que cruzam os distritos. Também foram adicionadas camadas de entorno como os municípios de São Paulo (site do IBGE); represas, massas d’água e APAs (GeoSampa). O oceano é apenas um polígono ao fundo com a cor azul.

O mapa de densidade habitacional é muito simples, como o Geopackage já está pronto, é só fazer a classificação por graduação na simbologia, o campo com os valores é o “dd_hab_hec“, escolha a paleta de oranges, copie as camadas de entorno do mapa de mobilidade e o resultado será esse:

Para o mapa síntese, comece duplicando a camada de densidade e a camada de grade (4 vezes).
. Utilize o filtro na camada de densidade para selecionar apenas os setores censitários com alta densidade (acima de 150 hab/ha);
. Utilize o filtro nas camadas da grade classificada para cada tipo de oferta de modal: três, dois, um ou nenhum;
. Faça uma seleção por localização dos setores censitários em contato com cada uma das possibilidade de modais:

O resultado será esse:

Repita o processo para cada uma das camadas e agrupe, traga as camadas do entorno e o resultado será esse:

Vídeo aula
Quer saber mais detalhes esse passo-a-passo e também algumas dicas para a elaborações dos layouts? Confira a vídeo aula no canal do Youtube: