Ao fazer um mapa é provável que em algum momento você precise selecionar alguma feição para algum tipo de análise. Para isso, temos à disposição as ferramentas de seleção. Nesse post, você vai aprender a como usar duas funções: a seleção manual e a por localização.
A ferramentas de seleção são esse conjunto de botões amarelos:
Quer sair do zero e elaborar mapas completos e complexos, com dados e informações organizadas e legíveis em um curso de apenas 6h?
As primeiras opções são essas de seleção manual, por default já fica destacada a opção por seleção a partir de um retângulo. As outras opções são para você desenhar uma forma: polígono, traço livre ou raio.
Após fazer a seleção necessária, você pode exportar como GeoPackage ou Shapefile apenas as feições selecionadas.
Agora, se o que você precisa selecionar algo mais complexo de uma forma mais rápida, uma alternativa é utilizar a seleção por localização:
Nessa opção, vai abrir uma caixa de diálogo e você pode fazer a seleção de feições a partir da geometria de outra feição.
Por exemplo: se eu tenho uma camada de bairros e uma camada de quadras eu posso usar essa ferramenta para selecionar as quadras do bairro x.
No vídeo a seguir eu mostro como usar essas duas opções de ferramenta de seleção (manual e por localização) e outras dicas:
Fique por dentro das novidades da qualimapas assinando a newsletter no botão inscreva-se ou clicando aqui. É grátis e apenas 1 email por mês.